Chávez oferece enxofre a Lula para visita de Bush

Por Venezuela Real - 23 de Febrero, 2007, 8:44, Categoría: Prensa Internacional

Folha online
22 de fevereiro, 2007


Para Chávez, Bush é o 'diabo' e que 'cheira a enxofre'

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que enviará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma amostra de enxofre para receber o seu colega americano, George W. Bush, em março próximo.

Segurando uma garrafa de líquido amarelado durante visita a uma reserva de petróleo na chamada Faixa do rio Orinoco, no Oriente do país, Chávez disse, segundo a agência Reuters:

"Posso sentir o cheiro de enxofre aqui. Vamos enviar esta garrafa a Lula, para que quando este senhor (Bush) chegue, já esteja em Brasília. Lula: vou mandá-lo isto", brincou Chávez.

A piada é uma referência ao discurso de Chávez pronunciado em setembro na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

Na ocasião, o presidente venezuelano chamou o seu colega americano de "diabo", afirmando: "O diabo veio aqui ontem. Ainda cheira a enxofre hoje", afirmou, referindo-se ao fato de Bush ter discursado no mesmo local na terça-feira.

Chávez disse que a viagem de Bush ao Brasil não conseguirá "dividir a América Latina".

Pluralismo

Durante a visita às reservas do rio Orinoco, Chávez deu início à perfuração do bloco de petróleo Ayacucho 6, junto com o presidente argentino, Nestor Kirchner.

A estatal de petróleo da Argentina – assim como as petroleiras de Brasil, Uruguai, Irã, Espanha, China, Vietnã, Rússia, Belarus e Cuba – é uma das integrantes do projeto Orinoco Magna Reserva, que procura quantificar e certificar reservas de hidrocarbonetos existentes na região.

O governo venezuelano descreveu a iniciativa como uma "estratégia energética pluripolar", que céticos preferem qualificar de anti-americana.

Chávez assinou com Kirchner acordos de cooperação em diversas áreas, e anunciou que o Banco do Sul – um banco continental para financiar projetos de desenvolvimento, socorrer países em crise e combater a pobreza – estará constituído em 120 dias.

Na sexta-feira, Chávez receberá o presidente nicaragüense, Daniel Ortega, para discutir ajuda venezuelana em matérias de petróleo e financiamento a microempresas, saúde e capacitação profissional.





TOME NOTA
de la dirección del
Nuevo Portal Principal

www.venezuelareal.org

Más información ...

Calendario

<<   Febrero 2007  >>
LMMiJVSD
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28     

Archivos

Suscríbete

Escribe tu email:

Delivered by FeedBurner

Sindicación

Alojado en
ZoomBlog